Descrição
O que aprendi subindo o Monte Sinai
Subir o Monte Sinai é uma aventura que fascina peregrinos de todo o mundo. A cordilheira do Sinai fica na Península de mesmo nome, no Egito. O Monte é o lugar onde as tradições monoteístas acreditam que Moisés recebeu, de Deus, as tábuas da Lei, e onde o profeta Elias refugiou-se da monarquia que reinava em Israel e era hostil a ele.
Esta obra narra a experiência espiritual na subida do Sinai e as lições que o autor aprendeu na condução de um grupo heterogêneo até ao topo da Montanha. Guiados por um beduíno, o autor observou, na simplicidade da sua jornada, três lições que todo líder e toda pessoa de fé devem aplicar em suas vidas:
– Siga o beduíno (ou o especialista): ele nasceu e vive no deserto, conhece o terreno melhor que nós. O Trajeto que o beduíno faz é diferente, irregular, mas cansa menos. Siga quem sabe mais e quem já passou pelo caminho.
– Use o equipamento certo: um pedaço de pau. Um único cajado elimina metade do esforço por toda a subida, dá equilíbrio e apoio constante.
– Trabalhe em equipe: o revezamento entre si mais jovens e os idosos facilitou o trabalho de todo o grupo misto (homens e mulheres, jovens e idosos) na subida ao topo do Sinai antes de o sol nascer.
Além da experiência da subida no Sinai, todos os peregrinos se esforçam para chegar no topo antes de raiar do sol, às 5 horas, a fim de ver os primeiros raios do astro, um dos mais fascinantes cenários fotográficos do planeta.
O sol nasce para todos, é bem verdade. Mas siga as três lições e seja o primeiro a ver os seus raios!