Descrição
Obras Selecionadas Vol.13 – Interpretação Do Antigo Testamento Deuteronômio, Isaías 9.2-7, Isaías 53, Ezequiel 38-39, Jonas, Habacuque
Apresentação
Uma temeridade, sem dúvida, Duas pequenas editoras eclesiásticas se arriscam a lançar Obras de Lutero. Mas não foi uma temeridade a viagem do monge agostiniano para Worms?
Quem abraçou a idéia de oferecer ao mundo de fala portuguesa as principais Obras de Lutero foi a Comissão Interluterana de literatura – um grupo de seis pessoas – então sob a presidência do P. Leopoldo Heimann que lhe deu os primeiros e importantes impulsos.
Desde o início a proposta foi a produção de um trabalho de alto nível. Para alcança-lo a CIL cercou-se da Comissão ”Obras de Lutero” integrada exclusivamente por peritos em matéria de História da Igreja. Buscaram-se tradutores – e como é difícil encontrá-los! – que estivessem à altura da dificuldade de tarefa e identificados com ela. E os recursos financeiros, de onde os obteríamos? Abriram-se as portas também nesta área. A Americam Lutheram Church e a Lutheran Church Missouri Synod, parceiras da igreja Evangélica de Confissões Luterana no Brasil e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil respectivamente, e o Sr. Daniel Krebs colocaram verbas à disposição. E por caminhos tortos – estes maravilhosos caminhos de Deus que se entendem somente ”palas costas”, como Lutero gosta de se expressar – pudemos contar também, para a reta final da redação deste primeiro volume, com um competente redator e revisor geral.
Que nos resta dizer ainda, quando a Comissão ”Obras de Lutero” Inclusive nos poupou da tarefa de oferecermos detalhes técnicos? Resta uma coisa: o nosso agradecimento.
Pela Comissão Interluterana de Literatura
São Leopoldo, julho de 1987.
Martinho Lutero – Obras Selecionadas
- Volume 1 – Os Primórdios Escritos de 1517 a 1519
- Volume 2 – O Programa da Reforma Escritos de 1520
- Volume 3 – Debates e Controvérsias, 1
- Volume 4 – Debates e Controvérsias, 2
- Volume 5 – Ética: Fundamentos – Oração – Sexualidade – Educação – Economia
- Volume 6 – Fundamentos da ética política Governo -Guerra dos camponeses Guerra contra os turcos – Paz Social
- Volume 7 – Vida em comunidade: Comunidade – Ministério – Culto – Sacramentos – Visitação – Catecismo – Hinos
- Volume 8 – Interpretação Bíblica Princípios
- Volume 9 – Interpretação do Novo Testamento Mateus 5-7 – 1 Coríntios 15 – Timóteo
- Volume 10 – Interpretação do Novo Testamento Gálatas – Tito
- Volume 11 – Interpretação do Novo Testamento João 14-16 – 1 João
- Volume 12 – Interpretação do Antigo Testamento Textos Selecionados da Preleção sobre Gênesis
Sobre o autor:
Martinho Lutero, em alemão: Martin Luther (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.