Descrição
Seguindo o mal exemplo de nossos primeiros pais todos nós, aqui e ali, também temos nos deixado vencer pelo orgulho, atraindo sobre nossas mentes e corpos as dores do pecado. Mas a promessa de um libertador feita a Adão e Eva estende-se a nós também. A maravilhosa e incomparável humildade de Jesus venceu o orgulho e tornou-se a garantia total de nossa vitória.
Este é o momento de nos alegrarmos, pois a libertação das garras do orgulho já é uma perfeita realidade! Entretanto, como anunciou o profeta Sofonias, chegará o dia? E não deve demorar muito? Em que Satanás será definitivamente impedido de molestar o povo de Deus, e com ele toda a forma de soberba será eliminada dentre nós, prevalecendo a humildade para todo o sempre.
Naquele dia, não te envergonharás de nenhuma das tuas obras, com que te rebelaste contra mim; então tirarei do meio de ti os que exultam na sua soberba, e tu nunca mais te ensoberbecerás no meu santo monte. Mas deixarei no meio de ti, um povo modesto e humilde, que confia em o nome do Senhor (Sf 3.11-12).
Desde os céus fizeste ouvir o teu juízo; tremeu a terra e se aquietou, ao levantar-se Deus para julgar e salvar todos os humildes da terra (Pv 76.8-9).