Descrição
Os Diagnósticos de Transtornos Mentais e o Aconselhamento Bíblico
Esta série ― Questões Cruciais no Aconselhamento Bíblico ― está sendo escrita com a preocupação de que algumas das respostas propostas no amplo mundo do aconselhamento bíblico talvez sejam imprecisas e estejam conduzindo o aconselhamento bíblico histórico por um caminho que minará a suficiência das Escrituras. Também está sendo escrita com a convicção de que as Escrituras, interpretadas com precisão e aplicadas de maneira criativa e apropriada, possuem respostas para as lutas humanas mais profundas.
O aconselhamento bíblico histórico é contrário à ciência? Movidos pelo amor, não deveríamos utilizar metodologias seculares para ajudar as pessoas? Como conselheiros bíblicos, como devemos pensar sobre o uso do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM)? Como os conselheiros bíblicos devem aplicar as descobertas da neurociência? Como ajudamos aqueles que estão confusos sobre sua identidade de gênero? Qual é o papel de um conselheiro bíblico? Os conselheiros bíblicos devem lidar com casos de trauma?
A Dra. Jenn Chen, uma psicóloga veterana que se tornou conselheira bíblica, aborda o relevante tema do diagnóstico dos transtornos mentais e de como pensar sobre essa questão à luz da Bíblia. Ela ajudará você a entender o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM, que alguns incorretamente apelidaram de “a bíblia” da saúde mental. Jenn Chen demonstra como o DSM não é tão científico quanto alega ser, assim como o processo de diagnóstico também não o é. Dentro do campo do aconselhamento bíblico, ao mesmo tempo em que alguns estão se movendo em direção ao DSM, Jenn afastou-se dele e aceitou a Bíblia como seu padrão. Ela escreve sobre isso para a glória de Deus e o benefício de Seu povo, acreditando que as mudanças acontecem pelo poder do evangelho.