Descrição
Os Valdenses
A produção de obras sobre a História da Igreja e, particularmente, sobre a Reforma protestante é extensa, especialmente durante a comemoração dos 500 anos daquele marcante evento, no ano de 2017. Nesses textos, os valdenses costumam aparecer — quando são mencionados — como um apêndice e, em certos casos, são indicados como um grupo cismático e herege.
No entanto, essa impressão não resiste a um exame crítico. Ao contrário! Antecipando em alguns séculos os principais postulados das Reformas de Lutero, Calvino e outros, esse grupo surgido nos vales do Piemonte, entre os Alpes Cócios, compreendeu desde cedo que a Igreja de Roma havia perdido a direção e se corrompera, doutrinária e moralmente. Mas, ao esforçarem-se por preservar a própria fé em uma consciência limpa (1Tm 1.19), foram caçados por exércitos de príncipes, por ordem papal. Este livro resgata essa impressionante história de perseguições e mortes, mas também de esperança e fé. Apresenta os primórdios do movimento, a relação posterior e pouco esclarecida com o personagem Pedro Valdo,
de Lion, na França, os referenciais de fé, a teologia valdense e muito mais. Tudo examinado à luz da obra de historiadores que souberam tratar do tema fora do país, em uma rica edição ilustrada, pela primeira vez publicada no Brasil.