Descrição
Para Onde Vai O Cristianismo?
No conflito das interpretações relativas aos cenários do século que se fechou, retorna à teologia a urgente prioridade de falar de Deus e de situá-lo no centro e no coração de sua busca e de seu testemunho. Segue-se daí também a possibilidade de indicar uma ordem de prioridade para a “agenda” cristã no início do novo milênio.
Não menos urgente se mostra o despertar da consciência da responsabilidade ecológica e o aprofundamento de uma espiritualidade que mantenha juntos o compromisso pela justiça, a paz e a salvaguarda da criação.
Os crestões serão chamados cada vez mais a se fazerem servos por amor. Vivendo o êxodo de si sem retorno, no seguimento do Abandonado, construindo a via em comunhão, solidários especialmente com os mais fracos pobres.
Se o Cristo é o centro da vida da igreja, ela não pode se declarar fora da história de sofrimento e de lágrimas à qual Ele veio e onde cravou a Sua Cruz para estender o poder da Sua vitória.
BRUNO FORTE, napolitano, é doutor em teologia e filosofia. Foi professor de teologia dogmática na Pontifícia Faculdade Católica da Itália Meridional, seção Santo Tomás de Aquino (Nápoles).