Descrição
Perguntas A Um Psicanalista
Eis aqui um livro diferente: um psicanalista que, com linguagem acessível, responde a pergunta simples, nascidas de interrogações de pessoas comuns, que querem apenas uma orientação para viver o dia a dia de suas vidas no mundo de hoje.
É exatamente esta simplicidade que cativa o esforço do autor para ser claro e acessível, seu empenho em tornar compreensíveis questões nem sempre fáceis, sua dedicação em transmitir o conhecimento com transparência. Refiro-me, no entanto, a uma simplicidade que nada tem de simplismo ou redução de raciocínio. Falo de uma clareza que não abre mão da profundidade necessária à reflexão, nem se contenta com o óbvio.
Este livro é sim de fácil leitura, mas extremamente instigante, faz pensar, provoca suas páginas podem ser lidas a nosso bel-prazer, sem ordem preestabelecida, em qualquer lugar ou tempo: numa pausa do trabalho, no metrô, na sala de espera de uma consulta médica, abertas ao acaso ou escolhendo-se os assuntos. Podem motivar reflexões, ser tema de uma mesa-redonda, roteiro de grupos de estudo.
A partir de sua leitura, podem refletir sobre o que já está escrito dentro da gente, pela própria vida, e pensar em como continuar e escrever melhor o texto de nossa existência.
Dou as boas-vindas a perguntas a um psicanalista e desejo que muitos leitores encontrem o que encontrei nestas páginas.