Descrição
Princípios de interpretação bíblica
Um estudo cuidadoso de um meio que o Espírito da Verdade emprega para conduzir seu povo em toda a verdade.
Na Enciclopédia de Teologia, a Hermenêutica pertence ao grupo de estudos bibliológicos, isto é, aos estudos centrados na Bíblia. Ela segue naturalmente a Filologia Sacra e precede imediatamente a Exegese. A Hermenêutica e a Exegese se relacionam como a teoria se relaciona com a prática. Uma é ciência, a outra, arte.
Neste volume:
Um breve sumário da história dos princípios hermenêuticos. O passado pode nos ensinar muitas coisas, tanto negativa como positivamente.
Uma descrição das características da Bíblia que determinam, em parte, os princípios que serão aplicados na sua interpretação.
Uma indicação das qualidades que deveriam caracterizar o intérprete da Bíblia, bem como dos requerimentos essenciais que ele necessita possuir.
Uma discussão da interpretação tríplice da Bíblia, a saber:
Gramatical, incluindo a interpretação lógica;
Histórica, incluindo também a interpretação psicológica;
A interpretação Teológica.
Muito da confusão atual na área da religião e na aplicação dos princípios bíblicos vem da interpretação distorcida e da má compreensão da Palavra de Deus. Isso acontece até mesmo em círculos que defendem a infalibilidade das Escrituras. Estamos convencidos de que a adoção e o uso dos princípios sadios de interpretação no estudo da Bíblia darão frutos surpreendentes. Cremos que esse é um meio que o “Espírito da verdade” se agrada em usar ao conduzir seu povo “em toda a verdade”. É com isso em mente que oferecemos este livro para orientação individual no estudo das Escrituras e, particularmente, para o uso em seminários e institutos bíblicos. A adoção inicial de procedimento válido na interpretação bíblica irá conduzir o devotado obreiro a uma vida de serviço útil no progresso do reino de Deus.