Descrição
Psicanálise Do Sensível
Nos tempos atuais, diante da ameaça ao nosso espaço psíquico, é necessário valorizar a experiência sensível. A coletânea de dez artigos de Ivanise Fontes tem a intenção de resgatar a sensorialidade na teoria e técnica psicanalíticas. Quatro partes compõem este livro: a primeira trata dos fundamentos teóricos; a segunda expõe a noção do corpo na origem do psiquismo; o relato de casos clínicos da autora sob a ótica da Psicanálise do Sensível constitui a terceira e, para finalizar, a quarta parte apresenta uma síntese das obras dos psicanalistas P. Fédida e J. Kristeva, autores consagrados nessa temática.
”Os textos de Ivanise Fontes, reunidos nesta coletânea, constituem uma contribuição imprescindível para todos aqueles que, comprometidos com a atitude de cuidar, que constitui o fim último da prática psicanalistica, sentem a necessidade de refletir sobre a problemática da sensorialidade tanto em sua prática quanto em sua concepção teórica. Até agora dispersos em diversas publicações especializadas tanto no Brasil quanto no exterior, ete livro reúne os resultados de um trabalho pioneiro finalmente publicado em língua portuguesa”
Carlos Alberto Plastino Psicanalista, professor da PUC-Rio e do IMS/UERJ.
”Ivanise Fontes retoma e refina sua trajetória clínica e teórica, já bem exposta em Memória Corporal e Transferência. Fundamentos para uma Psicanálise do Sensível: é preciso trazer o corpo e a sensorialidade ao campo do sentido e dos processos psíquicos para renovar e ampliar o alcance da Psicanálise. E isso ela faz muito bem.”
Luís Claudio Figueiredo Psicanalista, Professor da PUC-SP e da USP.