Descrição
Livro O Evangelho E A Cultura / O Homem Secularizado | Comissão de Lausanne
O pacto de Lausanne ocorreu há 41 anos na cidade suíça de mesmo nome, redefinindo e reafirmando conceitos concernentes à fé cristã para orientação da igreja em um mundo cada vez mais relativista, pluralista e materialista.
Hoje, esses documentos continuam orientando a igreja sobre determinados assuntos, tais como, evangelização de muçulmanos, evangelização de “cristãos”, ação social, não como meio para obter a salvação, mas como um dos fins para o qual o crente é salvo, mandato cultural, enfim, qual o papel de um cristão diante de uma sociedade decadente e crente em seus próprios esforços para “consertar o mundo”!
Esse livro, que contém os volumes 5 e 6, tratam de modo especial da contextualização da Palavra de Deus. O processo de comunicação do Evangelho numa cultura tão distante e tão distinta da cultura bíblica sem negociar o inegociável. Também trata da questão da secularização do homem, incluindo aí o cristão, pois, como diz no livro: “um membro de igreja secularizado é aquele que fez profissão de fé em Cristo e mantém, normalmente, alguma relação normal com a igreja. Em seu modo de viver, entretanto, ele ignora consciente ou inconscientemente os imperativos bíblicos ou faz pouco caso deles. O resultado prático é um modo de vida em que Deus aparece essencialmente ausente na tomada de decisões de porte”.