Descrição
Teologia Sistemática Reformada
Teologia Sistemática Reformada
Elaboração firmada sobre o fundamento único, essencialmente bíblico, o que lhe empresta atualidade, relevância e vigor
Tão modesto foi o surgimento, quão mais longo foi o processo de maturação deste projeto. O compêndio que ora coloco, com indescritível prazer, ao alcance do leitor, tem a sua história. Não se originou de um estalo momentâneo, fruto de fração de segundos; antes, permaneceu a ideia incubada por considerável tempo. Alunos, ex-alunos e inúmeros professores do seminário, com insistentes apelos, foram a mola propulsora que me arrancou do sossego próprio dos meus bem vividos 81 anos – seja Deus louvado pela graça concedida – para a produção da modesta obra. À medida que o tempo transcorria, as perguntas desafiadoras se sucediam mais frequentes, o que, aos olhos de quem as fazia, seria a exigência mais natural do mundo: ”Professor, o que, o impede de registrar num volume de teologia sistemática as doutrinas capitais das escrituras expostas verbalmente nas 240 horas-aula do curso que enfrentamos?”.
Minha resistência foi se evaporando pouco a pouco. Ao fim, cedi aos apelos dos alunos e colegas. E aqui está a síntese do ensino teológico ministrado aos que se assentaram conosco nos bancos do seminário, ontem e hoje.
Oadi Salum é ministro presbiteriano, bacharel em Teologia pelo Seminário de Campinas (1955-1959), licenciado em filosofia pela faculdade ”Santo Tomás de Aquino”, Uberaba – MG (1970). Mestre em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição – SP (1987), professor do seminário presbiteriano do sul desde 1976, coordenador do Departamento de Teologia Sistemática. Além de vários artigos teológicos, é autor de Uma visão cosmológica na perspectiva da revelação bíblica, da Editora Cultura Cristã (2012). Casado com Cira Ester, tem dois filhos, Joel e Suzana.
DEDICATÓRIA
Aos estudantes de Teologia, presentes conosco na relação, pacífica ou conturbada, própria de aluno e professor; Aos colegas de ministério, que perseveram firmes e leais no exercício da vocação como pastores do rebanho de Cristo; Aos mestres e doutores, no ensino da palavra nos Institutos teológicos da igreja; Aos eleitos de Deus, membros do corpo de Cristo, sem qualquer distinção que os separe; Acima de tudo e de todos, à inexcedível glória de Deus, ”porque dele, e por ele e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém” (Rm 11.36); Dedica o autor o modesto fruto que a graça divina lhe conferiu.