Descrição
Teologia Sistemática | James P. Boyce | Uma Introdução Aos Pilares da Fé
Lutero e Calvino são nomes reconhecidos como os fundadores dos movimentos eclesiásticos associados aos seus nomes e legados teológicos. E, embora o nome do autor deste livro, James Petigru Boyce, não tenha tanto reconhecimento no meio cristão como os nomes de Lutero ou Calvino, ainda se qualifica como o pai e fundador da Convenção Batista do Sul. Hoje em dia, em nível mundial, a Convenção Batista do Sul é a maior de todas as convenções batistas. Foram os missionários da Convenção Batista do Sul que iniciaram o trabalho batista no Brasil, na Bahia e no interior de São Paulo, no final do século XIX. Por essa razão, é possível afirmar que James Petigru Boyce, que foi um dos pais e fundadores da Convenção Batista do Sul, é, por extensão, também um dos bisavôs da Convenção Batista Brasileira.
Qual foi o principal legado de James Petigru Boyce entre os batistas do século XIX? James Boyce foi o fundador do Southern Baptist Theological Seminary (SBTS), o maior seminário evangélico do mundo. Após estabelecer o SBTS, o principal legado de Boyce que permanece em nossos dias é este livro, Teologia sistemática: uma introdução aos pilares da fé. Se você quiser entender a teologia original dos batistas que deram início às igrejas batistas nos Estados Unidos e no Brasil, este livro é uma obra-prima. Esta obra reflete a influência de dois teólogos fundamentais na vida de Boyce.
A primeira influência veio de seu mentor teológico, Charles Hodge. Boyce usou o livro de teologia sistemática de Hodge, um presbiteriano, como a primeira obra de teologia ensinada em sala de aula no SBTS. Por quê? Porque não havia outros livros de teologia escritos por autores batistas nesse período da história. O presente livro foi composto a partir das anotações em sala de aula que Boyce usava em suas palestras. Quando foi publicado, tornou-se a primeira obra de teologia sistemática no meio batista. A segunda influência mais importante na vida de Boyce foi de Francis Turretin, sucessor de João Calvino em Genebra e o maior teólogo do século XVII. Boyce estudava Turretin como aluno no Princeton. Esta obra segue a estrutura do livro de Turretin. O leitor vai descobrir, em sua leitura de Boyce, uma teologia que é bíblica, conservadora e ortodoxa.
Que Deus abençoe uma nova geração de líderes batistas por meio do lançamento deste livro clássico da teologia batista! É meu desejo que este livro introduza uma nova geração de batistas teólogos a uma teologia bíblica que é cristã, ortodoxa, protestante, evangélica e profundamente — batista.
W. Mark Johnson, D.Th., D.Min.
Missionário, líder da equipe de Educação Teológica do International Mission Board da Convenção Batista do Sul (EUA), servindo no Brasil.