Descrição
Vale da Sombra da Morte
Qual é o limite da maldade humana?
Duas filhas embebedam o próprio pai e se deitam com ele a fim de engravidar; uma moça é estuprada e a vingança promovida por seus irmãos resulta num banho de sangue; uma mulher se disfarça de prostituta e concebe um filho do próprio sogro; um homem canhoto, numa conversa particular com o rei, apunhala-o na barriga e foge; uma mulher é estuprada por vários homens durante uma madrugada inteira e, quando morre, o marido a esquarteja e espalha partes de seu corpo por toda a região; duas tribos irmãs guerreiam entre si e há grande mortandade; um homem se finge de doente para, de caso pensado, abusar de sua irmã, que cuidava dele e o alimentava; um homem justo, de conduta impecável, é humilhado, agredido e pendurado num madeiro maldito.
Chocante, não? Pois saiba que nenhuma dessas histórias foi tirada das páginas policiais de um jornal; todas elas estão registradas nas Escrituras Sagradas, fazem parte da revelação de Deus para nós e têm um propósito na história da salvação.
Ao expor esses textos, o Rev. Emilio Garofalo Neto nos leva, de um lado, a olhar para as trevas em que o homem se encontra — precisamos saber que maldades o homem é capaz de fazer; de outro, ele também nos leva a olhar para o esplendor do Evangelho — precisamos saber o que Deus fez na obra da redenção.