Como passar o dia com Deus

19 de outubro de 2017 Por El Shaddai Off

Como passar o dia com Deus –  De Richard Baxter

Uma vida santa tende a ser facilitada quando conhecemos hábitos e métodos de nossos deveres – com tudo em seu lugar apropriado. Portanto, vou dar algumas instruções breves para passar o dia de forma Santa.

Dormir

Meça o tempo de seu sono adequadamente para que você não desperdice suas preciosas horas da manhã com preguiça em cima da cama. Deixe o tempo de seu sono combinar com sua saúde e trabalho, e não com um prazer preguiçoso.

Primeiros pensamentos

Deixe Deus ter seus primeiros pensamentos; Levante seu coração para Ele com reverência e alegria pela noite que foi desfrutada e por ter te erguido perante Ele para o dia que se segue.

Acostume sua consciência para lembrar destes pensamentos e que sejam normais em sua mente. Pense na misericórdia de uma noite de descanso e de quantas pessoas passaram a noite no inferno; quantos na prisão; quantos em alojamentos frios e duros; quantos sofrem de dores e doenças agonizantes, cansados ​​de suas camas e de suas vidas.

Pense em quantas almas foram chamadas naquela noite de seus corpos para aparecer aterrorizadas perante Deus, e pense com que rapidez dias e noites estão se passando! Quão rapidamente sua última noite e dia virão! Observe o que falta na preparação de sua alma para este dia e procure estar preparado sem demora.

Oração

Deixe a oração sozinha (ou com seu parceiro) acontecer antes da oração coletiva da família. Se possível, que seja antes de qualquer trabalho do dia.

Culto familiar

Deixe o culto familiar ser realizado de forma consistente e no momento mais provável que a família esteja livre de interrupções.

Objetivo Final

Lembre-se do seu objetivo final, e quando você se preparar para o trabalho do seu dia ou se aproximar de qualquer atividade no mundo, deixe a SANTIDADE AO SENHOR ser escrita em seu coração e em tudo o que você faz.

Não faça atividades que você não dê direito a Deus e diga verdadeiramente que ele estabeleceu você para isso, e não faça nada no mundo para qualquer outro propósito final que não seja agradar, glorificar e se alegrar nEle . “Faça o que fizer, faça tudo para a glória de Deus”. – 1 Coríntios 10:31.

Diligência em seu chamado

Siga as tarefas de sua chamada com cuidado e diligência. Portanto:

(a) Você mostrará que você não é preguiçoso e escravo de sua carne (como aqueles que não podem negar a facilidade), e você irá promover a morte de todos os desejos e cobiças carnais alimentados pela facilidade e ociosidade.

(b) Você manterá os pensamentos ociosos longe de sua mente, esse enxame é para a mente dos desocupados.

(c) Você não perderá o precioso tempo, algo em que os ociosos são culpadas diariamente.

(d) Você estará na obediência a Deus quando o preguiçoso estiver em constantes pecados de omissão.

(e) Você conseguirá ter mais tempo para gastar em atividades santas se você seguir sua ocupação com diligência. As pessoas inativas não têm tempo para ler e orar porque perdem tempo vagando em seus afazeres.

(f) Você pode esperar a bênção de Deus e uma provisão de conforto, tanto para você quanto para seus familiares.

(g) Você também pode se atentar para a saúde do seu corpo, o que aumentará a sua capacidade para o serviço da sua alma.

Tentações e coisas que corrompem

Esteja bem familiarizado com as suas tentações e com as coisas que podem te corromper – e atente-se contra elas durante o dia todo. Você deve observar especialmente as coisas mais perigosas que corrompem, e as tentações que seu trabalho ou profissão vão inevitavelmente colocar diante de você.

Observe os pecados mestres da incredulidade: hipocrisia, egoísmo, orgulho, prazeres da carne e amor excessivo pelas coisas terrenas. Cuide para não ser atraído pela mentalidade terrena e cuidados excessivos, ou projetos cobiçosos para crescer no mundo, sob a pretensão de diligência em sua vocação.

Se você é negociante ou lida com os outros, fique atento contra o egoísmo e todo o charme da injustiça ou falta de caráter. Em todas as suas relações com os outros, observe a tentação de conversas vazias e ociosas. Fique atento também com as pessoas que o levariam a se irritar. Mantenha humildade e pureza no falar como a lei pura exige. Se te bajularem ou te lisonjearem, fique em guarda contra o orgulho crescente.

Se você conversar com aqueles que o desprezam e te ferem, fortaleça-se contra o orgulho e o impeto de vingança.

A princípio, estas coisas serão muito difíceis, mas apenas enquanto o pecado tem certa força dentro de você, uma vez que obtenha boa consciência e tenha aprendido sobre o contínuo perigo do veneno de qualquer um desses pecados, seu coração irá prontamente e facilmente evitá-los.

Meditação

Quando estiver sozinho em suas ocupações, melhore o tempo em meditações práticas e benéficas. Medite sobre a infinita bondade e perfeição de Deus; sobre Cristo e a redenção; sobre os Céus e quão indigno você é de ir para lá e também como você merece a miséria eterna no inferno.

O motivo único

Tudo o que você está fazendo, em companhia ou sozinho, faça tudo para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31). Caso contrário, é inaceitável para Deus.

Remindo o Tempo

Coloque um valor alto em seu tempo, tenha mais cuidado em não perdê-lo do que cuidado de não perder seu dinheiro. Não permita que divertimento vão, televisão, jogar conversa fora, empresa não lucrativa ou o sono roubem seu precioso tempo.

Tenha mais cuidado para fugir de pessoas, ações ou caminhos que lhe roubem o tempo do que cuidado para fugir de ladrões e assaltantes.

Certifique-se de que você não é apenas um não-ocioso, mas sim que está usando seu tempo da forma mais lucrativa possível, e que sempre prefere fazer da forma mais lucrativa que a de menor lucro.

Comer e beber

Coma e beba com moderação e gratidão pela saúde, não por prazer inútil. Nunca satisfaça seu apetite por alimentos ou bebidas quando é penso a ser prejudicial para a sua saúde.

Lembre-se do pecado de Sodoma: “Ora, este foi o pecado de sua irmã Sodoma: Ela e suas filhas eram arrogantes, tinham fartura de comida e viviam despreocupadas…” – Ezequiel 16:49.

O apóstolo Paulo chorou quando mencionou aqueles “são inimigos da cruz de Cristo,

Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.” – Filipenses 3:18 -19. Ó então, não viva de acordo com a carne, para que não morra (Romanos 8:13).

Pecados predominantes

Se qualquer tentação prevalecer contra você e você cair em quaisquer pecados, além de falhas habituais, lamente imediatamente e confesse a Deus; arrependa-se rapidamente, seja qual for o custo. Certamente continuar no pecado e permanecer impenitente será muito mais custoso.

Não faça pouco caso de suas falhas habituais, mas confesse-os e diariamente lute contra eles, tomando muito cuidado para não agravá-los por falta de arrependimento e desprezo.

Relacionamentos

Recorde todos os dias os deveres nos relacionamentos: seja com marido, esposa, filhos, mestres, servos, pastores, pessoas, magistrados, e afins.

Lembre-se que cada relacionamento tem seu dever especial, e quando bem executado traz seus benefícios. Deus exige sua fidelidade neste assunto, bem como em qualquer outro dever.

Terminando o dia

Antes de voltar a dormir, é sábio e necessário rever suas ações e a misericórdia que recebeu no dia que se passou, para que você seja grato por toda a compaixão que recebeu, e para ser humilhado por todos os pecados que cometeu.

Isso é necessário para que você possa renovar seu arrependimento, bem como a determinação pela obediência, e para que você possa se examinar e ver se sua alma cresceu e melhorou ou se apenas piorou, se o pecado diminuiu e a graça aumentou, e se você está mais preparado para o sofrimento, a morte e a eternidade.

Que essas instruções sejam gravadas em sua mente e sejam praticadas diariamente em sua vida.

Se for respeitado, isso te conduzirá para a santidade, a abundância e calma em sua vida, e lhe dará uma morte tranquila e confortável.

 


De Richard Baxter
How to Spend the Day With God – Como passar o dia com Deus
adapted and updated by Matthew Vogan
Translated and adapted by El Shaddai
from www.puritansermons.com/

Você Também Pode Compartilhar Para Outras Pessoas: