FOCO E DESENVOLVIMENTO | Do todo para o particular

5 de outubro de 2018 Por George Off

Todo cristão sabe o quanto é importante uma interpretação correta da Palavra de Deus. Cada trecho que lemos, seja na história do povo de Israel, seja um sermão de Jesus nos Evangelhos ou uma exortação nas cartas paulinas, ali sempre há verdade e instrução dada por Deus para nós.

Porém, corremos o risco de falsa interpretação se olharmos para o texto buscando apenas aplicação para nossa vida, sem considerar o que aquele texto significou para o primeiro público, o lugar em que ele se encontra nas Escrituras; o que o autor disse, como disse e porquê disse!

Um dos recursos acessíveis mais úteis que tenho usado ultimamente é a obra Foco e Desenvolvimento do Carlos Osvaldo Cardoso Pinto publicado em dois volumes pela Editora Hagnos. Nela, o autor apresenta uma ótima introdução a cada livro da Bíblia destacando exatamente esses princípios que fazem toda a diferença na interpretação. Vejo essa obra como um mapa para o intérprete desbravador! Antes de lidar com uma árvore específica, ele precisa conhecer a floresta em que ela se encontra; antes de entender um texto em particular, é necessário entender o livro da Bíblia que ele se encontra. Trata-se de uma metodologia dedutiva básica: Do todo para o particular.

E o que merece destaque também é a acessibilidade da obra. Não é tão profunda e completa como alguns comentários exegéticos e outras obras mais densas, mas tratará bem com estrutura do livro, tema principal e breves discussões sobre trechos difíceis. Também não é tão simples e básico como algumas notas de Bíblia de Estudo, mas trará informações sobre autor, data da escrita, público alvo, contexto dos acontecimentos e mais outras informações.

Foco e Desenvolvimento é útil para todo cristão que leva a sério o estudo das Escrituras, mas não tem condição de fazer investimentos em tantos livros para lidar com toda a Bíblia, mas também atende bem ao pastor que precisa fazer breves consultas panorâmicas para seu sermão ou estudo bíblico.

Em resumo, o que tenho mais me beneficiado com Foco e Desenvolvimento é entender o todo, para melhor entender o particular.

Você Também Pode Compartilhar Para Outras Pessoas: