Autores Cristãos | João Calvino

27 de maio de 2020 Por El Shaddai Off

Teólogo, cientista, multi intelectual. João Calvino nasceu na França em 1509 e morreu em Genebra, na Suíça, em 1564. Um dos maiores expoentes da teologia estudada durante o período da Revolução Protestante, foi comparado a Martinho Lutero, que viveu na mesma época.

Neste artigo você irá conhecer mais sobre o autor cristão João Calvino. Confira!

Vida de João Calvino

De família católica, João Calvino nasceu na cidade francesa de Noyon e teve quatro irmãos. Entre 1521 e 1523, não se sabe ao certo, foi enviado pelo pai a Paris, a fim de estudar Teologia, mas, posteriormente, acabou estudando Direito em Orleans, obtendo o Doutorado na área no ano de 1532.

Em uma Europa na qual começaram a surgir novas religiões alternativas à Igreja Católica, como o Luteranismo e o Anabatismo, Calvino ainda mantinha um certo distanciamento em relação à religião, apesar de seu interesse por Teologia.

Em seu primeiro livro, um comentário sobre a obra De Clementia, ainda não havia forte menção à religião.

Pouco se sabe sobre a conversão de Calvino ao protestantismo, e esta conversão até hoje é motivo de mistério. Entretanto, a partir do momento em que aderiu a uma nova fé, João Calvino ajudou a revolucionar o pensamento teológico para sempre.

A despeito da grandeza de sua obra, Calvino era um homem simples e humilde que gostava de passar o tempo livre apreciando vinho e aproveitando a paisagem de Genebra.

O teólogo morreu em 1564 e foi enterrado em uma cova simples, sem marcação, conforme sua própria vontade.

A obra de Calvino

A primeira obra de caráter teológico do autor cristão foi publicada em 1542, após um profundo estudo sobre a palavra de Deus. “Psychopannychia” faz a crítica ao conceito de “Sono da Alma” e outras teses defendidas por protestantes radicais de sua época.

Mas antes mesmo de seu tratado teológico, Calvino já havia feito comentários sobre a doutrina católica, através das Institutas da Religião Cristã, publicadas anos antes, nas quais abordava aspectos relacionados aos sacramentos, além de criticar forma como a Igreja Católica Romana conduzia a fé na época.

Muitos de suas obras são estudadas por pesquisadores da área da Teologia até os dias de hoje. O seu maior legado teológico está relacionado à ideia da soberania absoluta de Deus. Calvino também escreveu extensos comentários sobre quase todos os livros da Bíblia, análises que também tem grande valia atualmente.

Legado e impactos da teologia Calvinista

A partir dos estudos e produções teológicas de Calvino, várias instituições religiosas seguiram suas ideias e foram nomeadas de “Calvinistas”. Estas igrejas se espalharam por várias partes da Europa, em países como a Escócia, Holanda, Alemanha, Hungria e Polônia.

Vertentes puritanas estabelecidas no Reino Unido também seguiam o Calvinismo, levando sua doutrina para os países colonizados pela Coroa britânica, especialmente a África do Sul e a Colônia de Nova Amsterdã que, posteriormente, se tornaria o território onde hoje está Nova Iorque.

Para conhecer mais sobre o trabalho deste grande autor cristão, conheça hoje mesmo as obras disponíveis em nossas estantes!

Visite a nossa loja em https://elshaddai.com.br/

Você Também Pode Compartilhar Para Outras Pessoas: