Descrição
As Cristofanias Do Novo Testamento
A quem Jesus ressuscitado realmente apareceu? Que papel teve esse tipo de manifestação? Como entender as descrições que materializam as aparições? Esta obra pretende responder a essas e outras questões.
O estudo a broda uma nova classificação do conjunto das menções e dos relatos de aparição do Novo Testamento, situando-os em duas grandes categorias: as cristofanias fundadoras e as catequéticas.
As primeiras serviam para lançar as bases da Igreja primitiva; as outras, para comunicar um ensinamento de fé para a comunidade já estabelecida. A autora avança a hipótese de que só as cristofanias fundadoras têm fundamentos históricos; as outras seriam construções tardias com forte teor pedagógico, que atribuíam ao próprio ressuscitado a comunicação de doutrinas fundamentais. Portanto, estas responderiam às necessidades e aos questionamentos bem enraizados no contexto do crescimento da comunidade permitiva
O fato de manter sistematicamente juntos esses dois eixos no interior do mesmo estudo é novo no autotratamento da questão. Do ponto de vista merológico, este estudo se inscreve na linha da intervenção sobre o jesus histórico, uma das grandes dimensões da pesquisa atual.
ODETTE MAINVILLE é professara titular na Faculdade de Teologia e Ciências das Religiões da Universidade de Montreal. Especialista no Novo Testamento, tem interesse parti culas nas pesquisas sobre o Jesus histórico, uma das grandes dimensões da pesquisa atual.