Descrição
Ditos Primitivos De Jesus – Uma Introdução Ao “Proto-Evangelho De Ditos Q”
O chamado “Documento Q” é um dos mais antigos escritos cristãos. Trata-se de um conjunto de ditos de Jesus que Mateus e Lucas teriam utilizado, junto com o Evangelho de Marcos, na composição de seus evangelhos. A investigação sobre Q é um dos capítulos mais apaixonantes dos estudos sobre o cristianismo das origens.
Este livro trata de um de dos mais antigos escritos cristãos. Os estudiosos costumam designá-lo como sigla “Q” ( da palavra alemã “Quelle”, fonte) ou com a expressão “documento Q”. essa sigla começou a ser usada no final do século XIX para designar um conjunto de ditos de Jesus que Mateus e Lucas teriam utilizado, junto com o Evangelho de Marcos e outras tradições, na composição se seus respectivos evangelhos.
A investigação sobre Q é um dos capítulos mais apaixonantes dos estudos sobre o cristianismo das origens, pois reflete a busca paciente se um dos mais antigos testemunhos sobre Jesus e sobre a vida e as preocupações de um grupo de discípulos que continuou o projeto iniciado por ele.
O objetivo desta introdução é proporcionar uma visão sintética, de modo ordenado e claro, dos principais resultados da investigação sobre Q nos últimos cinquenta anos, descoberta, estrutura e conteúdo, composição e gênero literário, contexto de vida, sua revelação com Jesus e o cristianismo nascente, bem como uma tradução completa desse “Ditos de Jesus”.
SANTIAGO GUIJARRO é sacerdote operário diocesano e professor de Novo Testamento na Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia de Salamanca.