Descrição
Exegese, Hermenêutica E Teologia Do Novo Testamento
Os ensaios se dividem em três tipos. Três se concentram em bons métodos na interpretação do texto bíblico. “Falácias gramaticais” identifica certos tipos de erros que podemos fazer ao analisar a estrutura linguística do texto original. Dois dos outros ensaios metodológicos se concentram em uma questão que há muito me preocupei: o uso do AT no NT. O problema do “Sensus Plenior” é uma reflexão e sugestão sobre uma questão de especial preocupação para os estudiosos bíblicos evangélicos: como devemos lidar com lugares nos quais os autores do NT parecem citar uma passagem do AT de uma forma que o próprio AT, a princípio, parece não apoiar. O outro analisa o modo como Paulo usa o AT em Romanos para apoiar sua visão da extensão mundial do evangelho.
Outros três ensaios se concentram em textos que têm significado para questões atuais. Dois deles são ensaios que escrevi há muitos anos sobre o significado de 1 Timóteo 2: 11-15 e seu significado para a questão das mulheres no ministério. Embora eu provavelmente escreva esses ensaios um pouco diferente hoje, continuo a endossar a abordagem básica e a conclusão encontrada neles. Outra questão de que estou muito preocupado é a atual crise ambiental. Meu ensaio sobre “Criação e Nova Criação” é uma tentativa de implantar alguns recursos bíblicos não apreciados na discussão sobre esta questão.
Finalmente, um dos ensaios concentra-se no texto sem quaisquer outras agendas ou problemas. Fiquei profundamente interessado na interpretação de Romanos 7 quando escrevi um comentário sobre esse livro. O ensaio aqui sobre Romanos 7 é a minha tentativa de traçar um curso básico através de alguns dos problemas controversos nessa passagem.
Sobre o autor:
Douglas Moo é Phd pela Universidade St. Andrews, na Escócia. Atualmente é professor de Estudos no Novo Testamento no Wheaton College. Tem publicado o renomado comentário de Romanos (ainda a ser publicado no Brasil). Em português temos o seu comentário de Tiago, Introdução ao Novo Testamento e artigo no Dicionário Teológico do Novo Testamento pela Vida Nova.