Descrição
O estudo do Novo Testamento tem buscado uma abordagem mais preocupada com o contexto histórico e a compreensão dos eventos que se deram durante a vida de Jesus e dos apóstolos, até a igreja inicial. Estudar o Novo Testamento passou a ser essa tentativa de perceber a situação vivida pelos primeiros cristãos em meio ao império romano.
A situação política, social e religiosa; o movimento que forjou a fé de muitas pessoas, a partir de um camponês de Nazaré; a dinâmica da tradição oral que fundamentou os textos das comunidades e apóstolos; e o processo de canonização pelo qual esses textos foram agrupados e denominados como Novo Testamento. Eis o que você irá encontrar nestas páginas.
Nossa abordagem procurou manter um equilíbrio entre o volume de informações necessário, e um texto fluente, que tornasse a leitura mais agradável. O material se origina da sala de aula, onde o desejo de aprender e ensinar se confundem. Afinal, ser discípulo é, em grande medida, ser aprendiz.
Desejamos que essa caminhada reafirme nossa fé, como se deu com os primeiros discípulos, e possamos proclamar de novo, convictos: “Ele ressuscitou”.
O Autor