Descrição
Judas E O Evangelho De Jesus
O “Evangelho de Judas” foi descoberto na década de 1970 e levou quase 30 anis para se tornar de domínio público e objetivo de análise crítica. Tom Wright, renomado estudioso da Bíblia e Bispo de Durham, interroga o que esse evangelho nos diz sobre o gnosticismo antigo e o entusiasmo moderno de se voltar a ele. Esse novo documento revela em que os gnósticos acreditavam. Por que alguns dos rejeitavam veementemente sua mensagem alternativa?
Ao considerar esse manuscrito uma descoberta arqueológica espetacularmente interessante, Tom Wright afirma que ele não nos diz nada sobre o Jesus rela ou o Judas real. O entusiasmo com que alguns o receberam representa uma infrutífera “busca por um Jesus alternativo” e por um material sensacionalista, como o explorado no livro Código da Vinci, de Dan Brown.
Por meio do estudo desse material antigo, o autor se convenceu de que ele expõe, mais notavelmente do que nunca, a falência da visão de mundo que articula e também revela, por contraste, a natureza arrebatadora e atraente da verdadeira fé cristã do Novo Testamento: a fé pela qual os que se opuseram aos gnósticos do século II sofreram e morreram.