Descrição
Paulo – Novas Perspectivas
Esta obra revela detalhes esclarecedores do patrimônio judaico, helenístico e romano de Paulo. Trata-se de uma observação minuciosa de como ele encarava certas tarefas, considerando-o um intelectual, mesmo que todo o seu pensamento esteja contido em uma fração de obras de sábios como Platão ou Aristóteles.
Neste livro, há surpresas e riquezas á espera do leitor: quando pensa que já sabe tudo, é surpreendido e forçado pelo autor a ler sob uma nova luz alguma passagem que julgava já suficiente esclarecida. Assim acontece em relação a Paulo, uma das inteligências mais poderosas e originais do primeiro século e de todos os seguintes. O autor considera-o um intelectual equiparável a Platão, Aristóteles ou Sêneca, mesmo que as exigências de sua vocação global, vinculadas ao seu estilo denso, signifiquem que todo o seu pensamento esteja comprimido em uma fração da obra daqueles sábios.
O presente estudo projeta novos raios de luz sobre Paulo, combinando as virtudes da erudição detalhada com o estilo acessível de uma grande paixão pela exploração de sua mensagem, uma mensagem de transformação da vida que, no dizer do autor, os arrasta do corriqueiro cogito, ergo sum para o amor, ergo sum: “sou amado, logo existo”.
N. T. Wright descobre e revela detalhes esclarecedores do patrimônio judaico, helenístico e romano de Paulo. Após uma introdução geral, três capítulos tratam de importantes temas paulinos que têm sido destacados em estudos recentes e que permitem anotar algumas características preliminares sobre o modo como a mente de paulo trabalhava.
Sobre o autor:
Nicholas Thomas Wright FRSE (nascido em 1 de dezembro de 1948) é um estudioso do Novo Testamento inglês, teólogo paulino e bispo anglicano aposentado. Na academia, ele é publicado como N. T. Wright, mas também é conhecido como Tom Wright. Entre 2003 e sua aposentadoria em 2010, ele era o Bispo de Durham. Ele se tornou professor de pesquisa do Novo Testamento e do cristianismo primitivo no St Mary’s College, na Universidade de St. Andrews, na Escócia.