Descrição
Pedagogia Cristã
Não basta ter um conteúdo cristão; é necessário um modo cristão de ensinar.
“Este livro não fornece procedimentos fechados, mas aprimora e desperta reflexões que ajudarão o professor a definir métodos e abordagens em uma pedagogia cristã que seja mais propositiva, não apenas no conteúdo, mas também na forma de ensinar.” (Igor Miguel)
Professores de escolas cristãs lidam com a expectativa de que sua fé seja conectada de modo integral a seu ensino. Muitas vezes isso acaba exigindo do docente um esforço por efetuar uma análise teológica ou mesmo filosófica a respeito do conteúdo acadêmico do curso. Mas que dizer das estratégias e técnicas pedagógicas? Há modos caracteristicamente cristãos de abordar o ensino e a aprendizagem? Seria possível afirmar que algumas dessas técnicas e estratégias de ensino podem estar em consonância com as perspectivas cristãs quando vistas como extensão natural dos compromissos e convicções de fé que são subjacentes a elas? Em Pedagogia cristã, David Smith busca responder a essas e outras perguntas. E justamente professores cristãos vêm pensando há muito tempo sobre o conteúdo que devem ensinar, mas poucos projetos de pesquisa se dedicam a examinar com profundidade como a fé molda o processo de ensino em si.
David Smith oferece aqui uma contribuição valiosa para a discussão sobre ações específicas no ambiente de ensino e aprendizagem que fluam naturalmente da fé cristã. Os exemplos que ele dá, ainda que mais relacionados a sua área de expertise, a saber, língua e literatura, se aplicam a uma ampla gama de disciplinas acadêmicas e devem servir de motivação a todos os que se sentem chamados a atuar em instituições de ensino cristão para que busquem refletir mais profundamente e de modo cristão não apenas sobre o conteúdo do que se ensina, mas a forma de ensinar.
David Smith teve êxito mais uma vez! Em Pedagogia cristã, alcançou um feito insólito: escrever um livro brilhantemente incisivo sem deixar de ser extraordinariamente prático. Temos aqui um texto muito necessário e que inspirará cristãos professores, cristãos que se preocupam com o ensino e a aprendizagem e todos os que querem conhecer o “ensino realizado de modo cristão” em sua melhor versão.
— L. Gregory Jones, Duke Divinity School