Descrição
São Pedro
Para construir o retrato de Pedro, personagem ao mesmo tempo atraente e contraditório, o autor introduz uma pesquisa minuciosa, que permite passo a passo a descoberta de seu lugar de origem, do lugar que ele ocupa entre os Doze e de sua relação privilegiada com Cristo.
Figura central dos evangelhos e dos primórdios da igreja, São Pedro é, segundo a opinião pública, aquele que negou Jesus ou o porteiro do céu.
O que se sabe exatamente de Simão Pedro, o primeiro dos apóstolos? Por que Jesus lhe impôs o seu nome: Pedro? Qual foi o seu papel no início da igreja? Quais foram suas ligações com Paulo, João e Tiago, o “irmão do Senhor”? O que se sabe sobre as circunstâncias de sua morte?
Para construir o relato de Pedro, personagem ao mesmo tempo atraente e contraditório, Pierre Debergé introduz o leitor em uma pesquisa minuciosa, permitindo passo a passo a descoberta de seu lugar de origem, do lado que ocupa entre os Doze, de sua relação privilegiada com Cristo.
Missionário, pastor, chefe da jovem Igreja de Jerusalém e “fundador” da Igreja de Roma, Pedro é igualmente aquele que, por sua autoridade da vida comunitária, sem jamais exerce o poder de maneira solitária.
Mas, sobretudo, o que se guarda de Pedro é a imagem de um discípulo de fé vacilante, impulsivo e hesitante, que aceita não ser mestre de sua história q que respondeu com confiança àquele que o convidou a avançar para águas mais profundas: “pela tua palavra, lançarei as redes”.
Pierre Debergé, sacerdote da diocese de Dax, é exegeta e docente da faculdade de teologia de Toulouse.