Descrição
Mas, por que acreditamos que você deveria ter e estudar este livro?
1 – Crise nos relacionamentos atuais.
Em nosso mundo moderno, homens e mulheres são preparados para se dessensibilizarem de modo que possam sair mais facilmente de um relacionamento para outro. Frequentemente isso envolve fazer e quebrar o voto de casamento. Sair de um relacionamento para outro tem se tornado um “passatempo nacional”. As pessoas começam muito cedo no namoro recreativo e, apesar dos alertas, muitos desses namoros levam a um relacionamento sexual precoce.
Nesse aspecto, o padrão de comportamento entre os jovens cristãos não é muito diferente do mundo. Uma vez que a igreja adotou amplamente o modelo de namoro mundano, os muros de proteção designados por Deus para os nossos filhos desmoronaram.
O modelo de namoro recreativo ruiu; é tempo de retornar ao padrão de união bíblica. Há muitas consequências destrutivas — de ordem emocional, sexual e espiritual — para os que não adotam o modelo de namoro ou cortejo bíblico. O propósito deste livro é definir, defender, e descrever como funciona um cortejo ou namoro bíblico.
2 – Os princípios bíblicos
No cortejo bíblico, a autoridade prática e ativa do pai sobre tal processo é plenamente reconhecida e apreciada. No modelo moderno de namoro recreativo, a autoridade do pai é tratada como uma piada. O desrespeito que os filhos têm para com os pais nessa área é simplesmente um eco do desrespeito que os pais têm por seu próprio ofício. Então, quando um pai procura verificar por si mesmo a piedade de um pretendente de sua filha, ele não está sendo intrometido.
No modelo de cortejo bíblico, a pureza sexual da filha é protegida pelo pai. Ele é seu guardião permanente. Esse ofício recebeu de Deus. No modelo moderno de namoro recreativo, alguns graus de atividade sexual são esperados, desde que não se chegue “até o fim”, e o responsável por definir esses limites é o próprio casal — o que geralmente significa que a mulher é quem carrega o peso da responsabilidade. Espera-se que ela diga não, se quiser deter os procedimentos eróticos do namorado, enquanto o sujeito geralmente espera conseguir tudo o que puder.
“Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados” (Cl 3.21). Essas palavras do apóstolo é uma prescrição geral para o pai. Se um pai desobedece a essa ordem, ainda assim, após alguns anos, sua filha será uma linda mulher e os rapazes irão rodeá-la. Para infortúnio da moça, de repente, o pai quer assumir a responsabilidade sobre todo esse negócio de cortejo… É possível que a filha pense: “Ah, que ótimo. Ele arruína minha vida, e agora quer estragar minha única chance de me mandar daqui?”.
Douglas Wilson é pastor da Christ church em Moscow, Idaho, Estados Unidos, e editor da revista Credenda/Agenda. Douglas wilson é autor de Futuros Homens e Fidelidade, da Série Best-seller sobre família, ambos publicados pela editora CLIRE. Casado com Nancy, tem três filhos e um montão de netos.