Martyn Lloyd Jones | Série Autores Cristãos

10 de março de 2020 Por El Shaddai Off

Conheça Martyn Lloyd Jones, um reconhecido autor cristão, em virtude de sua importância na reforma do protestantismo britânico no século XX.

Um pouco de sua história

David Martyn Lloyd-Jones nasceu em 20 de dezembro de 1899 na cidade de Cardiff, País de Gales e criado em Llangeitho, Ceredigion. Foi um teólogo protestante, mais especificamente na linha calvinista.

Foi um ferrenho opositor à teologia liberal encabeçada por Friedrich Schleiermacher, ou seja, uma visão que busca relativizar a autoridade bíblica.

Enquanto Friedrich acreditava que a salvação poderia ser alcançada apenas pelo sentimento de comunhão divina, Martyn Lloyd-Jones dizia que tal afirmação se tratava de uma aberração à fé cristã.

Antes de tornar-se ministro de uma Igreja Presbiteriana na cidade de Abevaron, ao sul do País de Gales, Martyn foi médico e tinha uma carreira bastante promissora. Após muitos anos de reflexão, decidiu que se tornaria ministro das Escrituras Sagradas.

Em uma entrevista a um jornalista galês, o autor cristão comentou sobre questionamentos que foram feitos a ele por causa de sua escolha:

“Alguém muito próximo a mim estava andando comigo e me perguntou: como você será capaz de pregar? Você sabe o que pode fazer como um médico; por que não continua com isso e exerce uma influência cristã? Se descobrir, de repente, que não consegue pregar? Apenas respondi que sei o que quero pregar e o que eu creio que deve ser pregado e sinto, de alguma maneira, que sou capaz de dizer isso”.

Cerca de 10 anos depois, Martyn retornou a Londres como pastor adjunto da Capela de Westminster. O seu carisma era conhecido pela comunidade londrina, uma vez que seu método de pregação era bastante expressivo, e arrebanhou milhares de pessoas no dia em que foi oficialmente empossado no cargo.

Polêmico, o autor cristão, no dia 18 de outubro de 1966, durante a Assembleia Nacional de Evangélicos (NAE), provocou os clérigos para que abandonassem as denominações evangélicas que fizessem uso da teologia liberal cristã. Isso provocou a ira de John Stott, o qual afirmou que a história e as Escrituras estariam contra Lloyd-Jones.

A divisão originada por esta discussão é sentida até hoje pela comunidade protestante.

Principais obras

Entre seus principais trabalhos, destacam-se: “Pregação e Pregadores” (1971), “Depressão Espiritual: Suas Causas e Curas” (1976), “O Sermão do Monte” (1976), “Vida em Cristo: Estudos em I João” e “O Asseguramento de Nossa Salvação: Explorando a Profundidade da Oração de Jesus: Estudos em João 17”. Esta última obra citada possui sermões dominicais proferidos por Martyn na Capela de Westminster, entre 1952 e 1953.

 

Gostou da leitura? Conheça a nossa livraria também https://elshaddai.com.br/
Trabalhamos com preços diferenciados, baixo custo de entrega em encomendas em São Paulo e parcelamos os nossos produtos em até 12 vezes sem juros no cartão. Nossa loja física é de fácil acesso e convidamos a todos a fazerem uma visita.

 

Leia também:

John Piper | Série Autores Cristãos

 

 

Você Também Pode Compartilhar Para Outras Pessoas: